PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Sergipe está há seis anos sem realizar transplante renal

grande-180989

No mês em que se comemora o ‘Dia Nacional da Doação de Órgão’, Sergipe segue sem realizar o transplante renal e é o estado com a maior demanda de pacientes que precisam de transplante renal.

De acordo com o diretor da Central de Transplantes, Benito Oliveira Fernandez, o estado que foi pioneiro do Norte/Nordeste em transplante renal, está há seis anos sem realizar esse tipo de procedimento. “Sergipe já fazia transplante renal desde a década de 80, mas nós tivemos alguns problemas em 2010, 2011, porque só um hospital privado fazia transplante renal aqui no estado e há uma necessidade de uma assistência integral ao paciente transplantado, então não adianta a gente fazer o transplante e não ter essa assistência”, pontuou.

Mas ainda de acordo com ele, existe uma precisão de retorno para o próximo ano. “Nós, durante esse tempo estamos procurando alternativas. Nossa esperança e a nossa expectativa é que o Hospital Público comece a fazer o transplante. Então nós temos aqui o Hospital Universitário que está se adequando há um tempo em relação ao Programa de Transplante Renal. O secretário de Saúde do Estado enviou esse mês oficio no sentindo de efetivar uma parceria público/privado. Ele está solicitando que os hospitais informem o que precisa para que o transplante renal volte a acontecer no Estado”, revelou.

Transplantes

Ainda de acordo com o diretor outros transplantes são realizados aqui em Sergipe. “Para transplante de córneas nós temos 187 pessoas, numa espera de um ano e dois meses. Nós temos um banco de olhos aqui no estado e todo hospital ele tem que ter uma comissão intra-hospitalar e os óbitos devem ser informados a comissão de transplante. Em existindo essa comissão funcionando, elas vão conversar com o familiar nesse momento”, explicou.

Benito também salientou que o transplante cardíaco é realizado aqui em Sergipe. “Nós fazemos o transplante cardíaco. O primeiro Hospital do Coração já foi feito. Antigamente era no Hospital Cirurgia e hoje temos um paciente em lista”, detalhou.

Setembro Verde

O II Ciclo de Palestra sobres Doação de órgãos e Tecidos foi realizada no HU

Na manhã de hoje, 26, foi realizada, no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), instituição vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o III Ciclo de Palestras sobre Doação de Órgãos e Tecidos.

O evento marcou o Setembro Verde, mês consagrado para simbolizar a Campanha Nacional para a Doação de Órgãos e Tecidos. “Nós começamos a atividade no Ferreira Costa, dia 9 de setembro. Hoje e amanhã [27] à noite na Universidade Tiradentes teremos o primeiro Fórum dos Pacientes Renais crônicos que é uma conquista da Arcrese, Associação dos Renais Crônicos de Sergipe e no sábado, dia 30, nós teremos a primeira corrida KIDS, com crianças de 3 a 10 anos. Esse evento acontece o Parque da Sementeira e também é uma parceria com a professora Viviane Fernandes, da ONG Doar-SE”.

Por Alcione Martins – Portal Infonet

Publicidade
Publicidade