PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Sergipe reduz cerca de 100% de casos prováveis de dengue, chikungunya e Zika vírus, diz SES

0000020199

 A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou nesta sexta-feira (6) que o número de casos de dengue, chikungunya e Zika vírus, em Sergipe foi reduzido em cerca 100%. A constatação foi feita com base dos informes epidemiológicos elaborados pela Sala Estadual de Situação.

O médico e infectologista da SES, Marco Aurélio Góes, destaca que a população tem papel importante nessa redução. “A própria memória da população, no sentido de manter ações de combate a essas arboviroses, favorece a adoção de cuidados. Porém, ao passo em que é benéfica a redução de casos prováveis, temos ainda um importante sinal de alerta, visto que temos que pensar como vigilância em saúde”, acrescentou.

E um comparativo feito entre o primeiro trimestre de 2017 e o de 2018 deu origem à identificação de 191 casos prováveis de dengue no primeiro ano e 36, no segundo. Quanto à chikungunya, 103 casos prováveis foram registrados no primeiro trimestre do ano passado, comparado a sete, no mesmo período deste ano. Os casos prováveis de Zika vírus totalizaram 16 no primeiro trimestre de 2017 e apenas um no mesmo período de 2018.

Segundo a SES, dentre as ações realizadas para favorecer a redução dos casos prováveis de dengue, chikungunya e Zika vírus está o trabalho diário de destruição dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas arboviroses. Há ainda a responsabilidade compartilhada com a população, no sentido de adotar medidas efetivas para a destruição desses focos, diariamente.

Publicidade
Publicidade