PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Sergipe tem recorde de inscritos no Encceja PPL 2024, com 991 participantes

imagem_2024-10-30_182517329

O estado de Sergipe alcançou, em 2024, um marco histórico de número de inscritos no Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encejja PPL). A prova, que oferece oportunidade de certificação para aqueles que não concluíram o ensino fundamental ou médio, foi realizada nesta terça e quarta-feira, 29 e 30, para 991 internos custodiados em nove unidades prisionais do estado.

De acordo com dados da Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), o número representa um aumento de 34,65% em comparação ao ano anterior (2023), quando foram efetuadas 736 inscrições. Segundo a diretora do Núcleo de Reinserção Social da Sejuc, Edjane Marinho, o aumento é resultado é fruto do esforço conjunto entre o sistema prisional e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio da implementação de programas voltados para a educação e reintegração social dos internos.

Para a secretária da Justiça, Viviane Pessoa, a participação dos apenados no Encejja PPL reflete o compromisso do Estado com a inclusão social e a educação como ferramentas de transformação. “A educação é uma porta aberta para o futuro. Este recorde mostra que estamos no caminho certo, oferecendo novas oportunidades de vida e ressocialização”, destaca.

Encejja PPL 2024

Ofertado pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encejja PPL acontece em todas as unidades da federação. Em Sergipe, as provas foram realizadas em nove penitenciárias. O Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), maior unidade prisional do estado, localizado no município de São Cristóvão, contou com o maior número de inscritos, 330 ao todo; seguido do Presídio Feminino (Prefem), em Nossa Senhora do Socorro, com 132 inscritas; e a Cadeia Pública de Estância, com 128 participantes.

As provas abrangem ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física, redação, história e geografia. Com o certificado obtido no exame, os aprovados têm a possibilidade de buscar melhores oportunidades de trabalho e, consequentemente, de reintegração social.

Além da oportunidade de conclusão dos estudos, a participação no Encejja PPL permite a remição da pena, conforme Resolução nº 391/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que reduz o tempo de cumprimento da pena por meio de atividades educativas e sociais nas unidades prisionais.

Os resultados do Encceja PPL 2024 poderão ser obtidos em 23 de dezembro, mediante a inserção do número do CPF e da senha, na página do Inep.

Publicidade
Publicidade