PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

SES realiza testes rápidos na Festa dos Caminhoneiros neste Sábado, 8

cam-300x212

A tradicional Festa dos Caminhoneiros, do município de Itabaiana, atrai todos os anos pessoas que atuam nessa profissão. A abertura ocorrerá neste sábado, 8, e contará com ações da Secretaria de Estado da  Saúde (SES) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Itabaiana. Ficarão estacionados das 8h às 12h, na Av. João Teixeira, o Fique Sabendo, veículo da SES que realiza testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatite B e C. Além dele, o Camisildo, também da SES,  distribuirá panfletos, camisinhas feminina e masculina para a população.

O objetivo dessa iniciativa estratégica, de acordo com o gerente do Programa IST/Aids da SES, Almir Santana,  é ampliar o diálogo sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de proporcionar um exame com resultado quase que imediato, possibilitando em alguns casos, diagnósticos precoce. “Antes do exame tem o aconselhamento, conversamos e instruímos os pacientes. Além disso, é uma oportunidade extraordinária para os caminhoneiros, pois em razão do ritmo de trabalho deles, nem sempre há o interesse em realizar esse tipo de exame, como eles estarão na festa, fica mais fácil”, destaca.

Segundo Almir Santana,  no início da epidemia, a Aids cresceu muito  em caminhoneiros. “Considero os caminhoneiros como uma população prioritária pelo tipo de vida deles, passam muitos dias viajando, e alguns tem relação sexual com várias parceiras. Então acho importante introduzir nesse momento da festa,  um assunto tão sério”, enfatiza.

Na ação estarão profissionais da SES e de Itabaiana a postos para tirar dúvidas, e principalmente, salientar a necessidade do uso da camisinha feminina ou masculina na prática sexual. Um alerta que muitas vezes é deixado de lado contribuindo com o crescimento de pessoas com Infecções no Estado.

Publicidade
Publicidade