PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Superaquecimento prejudica números de urgência e emergência em SE

e05bfff6c91e4f001eadddce64d332f8

Quem tentou ligar para alguns dos números de urgência e emergência do estado de Sergipe durante a tarde do último sábado, 14, encontrou dificuldades, isso porque um superaquecimento em uma central da operadora telefônica Oi prejudicou a disponibilidade dos serviços de comunicação na área da Segurança Pública e Saúde no estado.

De acordo com o diretor da Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), o major Daniel Ribeiro Couto, assim que descoberta a falha nos números 190 (PM), 192 (Samu), 193 (Corpo de Bombeiros) e 198 (BPRv), o Ciosp ativou a sala de crise, convocando a Anatel e a comunicação do Governo do Estado, disponibilizando números para que o serviço continuasse ativo à população.

“A Anatel realizou alguns levantamentos e identificou a operadora responsável, detectando o superaquecimento na empresa que faz a comutação, ou seja, vinculação desses tri-dígitos com o prédio do Ciosp, Samu 192 Sergipe e outros locais que trabalham com situações críticas e de emergência”, afirmou o major Couto.

Com a persistência da problemática e para que a população não fosse prejudicada, números auxiliares foram disponibilizados pelo Governo do Sergipe e divulgados de forma célere. No Ciosp, a normalidade do serviço aconteceu por volta das 20 horas, já para o serviço do Samu 192 Sergipe, às 21h30. Nenhuma ocorrência grave foi identificada nesse intervalo

Impactos

A atuação eficaz do Governo do Estado em disponibilizar novos contatos fez com que os serviços de Segurança Pública e Saúde não sofressem impactos nesse intervalo. De acordo com o superintendente da Samu 192 Sergipe, Denison Pereira, no período, cerca de 800 ligações foram contabilizadas na Central de Regulação de Urgências (CRU). “Como toda a equipe detectou rapidamente a situação, todas as unidades e hospitais regionais foram divulgados e apresentamos contatos para suprir essa falha”, admitiu.

O atendimento no Ciosp também quantificou um número considerável de ligações, em média 200 ligações, que se transformaram em 50 ocorrências, no intervalo dessas 6 horas. “Além de três celulares, existia um ambiente de atendimento por meio das redes sociais, o qual conseguimos atender três ocorrências. Normalmente atendemos 300 ligações, que podem se transformar em 100 ocorrências, o prejuízo foi reduzido com essa divulgação de novos canais de comunicação”, afirmou o major Couto.

Na manhã do último domingo, 15, foi percebida uma nova deficiência em números da operadora TIM em relação aos tri-dígitos 190, 193 e 198. A operadora responsável segue realizando os reparos na rede para que os serviços sejam normalizados. Enquanto isso, os números anteriormente divulgados ficam disponíveis à população. Confira:

  • Polícia
    (79) 98853-5677 (Ciosp/coordenador)
    (79) 99191-3895 (unidades especializadas)
  • Bombeiros
    (79) 99191-3863 (BPTur)
  • Samu 192 Sergipe
    (79) 99191-6617
    (79) 99191-2495

O que disse a Oi

Em nota, a Oi confirmou a ocorrência do superaquecimento, devido a um problema na infraestrutura de umas das suas estações em Aracaju (SE). ” As equipes de manutenção da companhia foram prontamente acionadas  para reestabelecer os serviços  o mais rápido possível.  No fim do dia,  os reparos na rede foram concluídos e os serviços foram normalizados”, ressaltou.

.

Publicidade
Publicidade