PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Telemedicina no Hospital Universitário de Lagarto 

FOTO 7 TELECONSULTA

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 26, a primeira teleconsulta entre o Hospital Universitário de Lagarto e o Hospital Universitário de Sergipe, ambos da rede Ebserh de Hospitais Universitários. O médico residente em Clínica Médica do HUL, Thiago Góes e o professor do departamento de Medicina da UFS Lagarto, Dr. Rafael Moreno, realizaram teleconsulta de uma paciente internada na enfermaria de Clínica Médica do HUL à professora Dra. Maria Luiza Dória Almeida, especialista em Pneumologia do Departamento de Medicina da UFS – HU de Sergipe.

“A telemedicina é efetivamente a prestação de cuidados médicos, de forma individual, aos pacientes; ela pode ser considerada um instrumento de democratização da assistência à saúde com qualidade”, destaca o professor Fernando Every, gerente de Ensino e Pesquisa do HUL.

00


A teleconsulta é capaz de reduzir os tempos de espera das consultas e decisões terapêuticas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e evitando perda de tempo em deslocamento, esperas desnecessárias. Proporciona ainda menores custos para as instituições de saúde e para as famílias, sendo capaz de assegurar um diagnóstico e tratamento mais rápido. Os benefícios da telemedicina propiciam também acesso local a especialistas, tratamento e monitoramento de pacientes com condições crônicas, e aumento da disponibilidade de recursos para a educação médica. 

“O início desse projeto constitui um grande avanço para o cuidado à saúde dos pacientes internados no Hospital Universitário de Lagarto, para o ensino de médicos residentes, profissionais da saúde residentes, e estudantes dos cursos da saúde; e para estreitar a parceria entre os dois Hospitais Universitários da Universidade Federal de Sergipe”, destaca o professor Fernando Every.  

A teleconsulta pode também poupar recursos para o SUS de forma significativa. Entre várias possibilidades de emprego, a sua utilização em situações onde o transporte de paciente em estado grave, em risco de morte, ainda que ágil e com meio de transporte seguro (transporte por ambulância ou aéreo), precisa ser protegido pelo acompanhamento de equipe de profissionais liderada por um médico intensivista. 

O Projeto de Telemedicina, no HUL, é coordenado pelo gerente de Ensino e Pesquisa professor Fernando Every Belo Xavier, e no HU Sergipe, pela professora Dra Sílvia de Magalhães Simões, chefe da unidade de E-saúde da gerência de Ensino e Pesquisa.

Sobre a Ebserh

O HUL-UFS é filiado à Rede Ebserh, instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.​

Publicidade
Publicidade