PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Tite aceita proposta da CBF e renova contrato até Copa de 2022

durante a partida entre Santos x Corinthians  realizada esta tarde no Estadio da Vila Belmiro, valido pela final do Campeonato Paulista de 2013. Sao Paulo/Brasil - 19/05/2013. Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

técnico Tite, 57, acertou a renovação do contrato com a CBF para comandar a seleção brasileira até a Copa de 2022.

d

O acordo foi finalizado nesta quarta-feira (26). Os valores da negociação não foram revelados. Contratado em 2016 para substituir Dunga, o treinador recebe cerca de R$ 600 mil por mês e não ganhará um aumento com o novo contrato.

“A experiência desse primeiro ciclo estabeleceu uma relação de confiança entre todos, que vai se refletir no próximo passo”, afirmou o técnico, em nota divulgada pela CBF na tarde desta quarta.

Com Tite, o Brasil foi eliminado do Mundial da Rússia após ser derrotado pela Bélgica, por 2 a 1, nas quartas de final. Após o jogo, ainda na Rússia, o treinador recebeu convite para permanecer no cargo.

O coordenador de seleções, Edu Gaspar, também foi mantido no cargo. Ele teve o seu contrato renovado até o Mundial do Qatar. Na hierarquia da CBF, Gaspar é o chefe de Tite. Ele foi o responsável por toda a logística da equipe no Mundial.

A CBF não informou se os outros integrantes da comissão técnica serão mantidos. Cleber Xavier e Matheus Bacchi deverão seguir. Xavier é auxiliar do treinador e Bacchi, que é filho de Tite, tem o cargo de auxiliar-técnico e tecnológico da seleção brasileira.

A negociação com Tite foi feita por Rogério Caboclo, principal executivo da CBF e presidente eleito da entidade. Ele assume o poder em abril.

Agora, o treinador terá como missão rejuvenescer o grupo. Os zagueiros Thiago Silva e Miranda, o volante Fernandinho, todos com 33, e o lateral Marcelo, 30, dificilmente conseguirão disputar outro Mundial por causa da idade.

Na próxima semana, Tite já começa a trabalhar. Em agosto, ele fará a primeira convocação após permanecer no cargo, quando chamará os jogadores para duas partidas amistosas nos Estados Unidos, em setembro.

No dia 7 de setembro, a equipe nacional enfrenta os donos da casa. O segundo compromisso será provavelmente contra El Salvador, no dia 11, em Washington.

Há dois anos no cargo, o treinador acumulou 20 vitórias, quatro empates e duas derrotas no período.Antes da Copa do Mundo de 2022, no Qatar, Tite terá um compromisso decisivo no próximo ano: a Copa América.

Até a convocação final para a disputa do torneio, ele comandará o time em oito amistosos. A Copa América vai ser realizada em cinco cidades: São Paulo, Rio, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador.

A comissão técnica também será reduzida. No Mundial, Tite contou com a ajuda de 40 profissionais.

Logo após a Copa América, a seleção começa a disputar as eliminatórias do Mundial. O torneio começa no segundo semestre de 2019.

Com o acordo firmado nesta quarta, Tite é o primeiro treinador a permanecer no cargo após ser eliminado em um Mundial desde Cláudio Coutinho, que comandou o time nacional na Copa de 1978.

Depois do torneio, ele permaneceu no cargo para o ciclo do Mundial de 1982, mas caiu três anos antes, em 1979.

Naquele período, o time nacional venceu cinco partidas, empatou três e perdeu duas. O empate contra o Paraguai, por 2 a 2, pela semifinal da Copa América de 1979, foi a sua última partida. Após a eliminação no torneio, ele foi substituído por Telê Santana.

PERFIL – Tite

Adenor Leonardo Bachi, 57

Teve três passagens pelo Corinthians (04-05, 10-13 e 15-16), clube pelo qual venceu dois Brasileiros (11 e 15), Libertadores, Mundial (02), Recopa e Paulista (13). Foi campeão da Sul-Americana (08) e do Gaúcho (09) pelo Inter, da Copa do Brasil e do Gaúcho (01) pelo Grêmio e do Gaúcho pelo Caxias (2000). Passou também por Al Wahda (10-11), Al Ain (07-08), Palmeiras (06), Atlético-MG (05) e São Caetano (03-04).

Publicidade
Publicidade