PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Tradições juninas, fogueira e fogos podem oferecer riscos à rede elétrica e à população

FOGOS

Com a chegada das festas juninas e da copa do mundo, alguns cuidados devem ser redobrados, principalmente ao que se refere à segurança das pessoas. Uma delas é em relação à rede elétrica e as tradicionais fogueiras juninas, o uso de fogos de artifício e adornos de bandeirolas. A Energisa alerta para os cuidados necessários com a rede elétrica durante o período.

Um dos primeiros cuidados a serem tomados é não utilizar estruturas da rede elétrica, como postes, cabos ou equipamentos para pendurar os ornamentos. O risco de choque elétrico é alto. Além disso, a montagem de barracas, arraiais e até mesmo camarotes deve ser feita respeitando-se a distância mínima de 2 metros.

A prática de acender fogueira e soltar fogos também merece atenção. Embaixo da rede elétrica essas ações são perigosas e podem causar acidentes em razão da dilatação dos fios, curtos-circuitos e rompimento de cabos de energia.

Outro fator que promove riscos de acidentes é a ligação clandestina. Se alguém precisa de uma ligação provisória, deve entrar em contato com a empresa e fazer a solicitação, com antecedência de, pelo menos 48 horas.

Em caso de acidentes, um dos alertas é não tocar em fios partidos e não tentar retirar objetos ou pessoas em contato com os fios e isolar o local do acidente. Nestas situações, aconselha-se ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo número 192, para o Corpo de Bombeiros (193) e para a Energisa pelo 08000 79 0196 ou pelo aplicativo Energisa ON.

Publicidade
Publicidade