A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura (Semagri), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), realiza entre os dias 10 e 12 de novembro o Mutirão de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural. A ação faz parte do Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais e tem como objetivo promover o acesso das agricultoras lagartenses a documentos e serviços essenciais, fortalecendo a inclusão social e o protagonismo feminino no campo.
Durante o mutirão, as mulheres lagartenses terão acesso a diversos serviços gratuitos, entre eles: Cadastro Ambiental Rural (CAR); Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); declaração para aposentadoria; salário-maternidade; auxílio-doença; Contrato de Concessão de Uso (CCU), renegociação de dívidas; além de informações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Balcão de Aquisição de Milho e orientações sobre benefícios previdenciários. O atendimento acontecerá no piso superior do Mercado Municipal José Corrêa Sobrinho, localizado na Praça do Tanque Grande, das 8h às 12h.
A ação é parte integrante de um pacote de compromissos da gestão municipal em garantir que as mulheres rurais tenham acesso facilitado à documentação necessária para exercer seus direitos e participar ativamente das políticas públicas de fomento ao campo. “Esse mutirão é uma grande oportunidade para nossas agricultoras resolverem pendências, acessarem benefícios e se fortalecerem como cidadãs. A Semagri, junto ao MDA, tem trabalhado com o propósito de oferecer condições dignas para que as mulheres do campo sejam reconhecidas por sua importância no desenvolvimento rural”, afirmou o secretário municipal da Agricultura, Luciano Júnior.
Organização
O Mutirão de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural é organizado pela Subsecretaria de Mulheres Rurais (SMR/MDA), pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e pela Prefeitura de Lagarto, com apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga.
Fonte: Prefeitura de Lagarto





