PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page

PUBLICIDADE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
Publicidade

Ação proporciona interação e lazer a paciente e acompanhantes do HUL

WhatsApp Image 2019-10-18 at 14.49.23

O Hospital Universitário de Lagarto proporcionou ao longo desta semana uma série de ações e atividades envolvendo pacientes e acompanhantes, como parte da programação da Semana da Terapia Ocupacional na unidade hospitalar, que teve como lema “Ajudando a (re) construir o dia a dia das pessoas”.

Um dos momentos marcantes foi a ação interdisciplinar que proporcionou momento de interação e lazer na área externa do HUL, ao som de música regional e atividades vivenciais, com a participação também de profissionais fisioterapeutas e educador físico.

“O objetivo foi fazer uma ação que envolvesse colaboradores e usuários, tanto pacientes quanto acompanhantes, na perspectiva de que o ser humano precisa ser olhado para além da medicação, pois é constituído de várias dimensões – biopsicossocial e espiritual”, destacaram os terapeutas ocupacionais envolvidos. “E ter um momento de lazer que estimule as funções cognitivas, motoras, sensoriais, afetivas e sociais, considerando suas crenças, valores e cultura”, disseram.

O paciente Rogério de Santana, 45 anos, fez questão de falar da sua satisfação com as atividades proporcionadas e do quanto achou inusitada e interessante a iniciativa no ambiente hospitalar. “A gente fica tanto tempo deitado e em cadeiras de rodas por conta da internação que poder vir aqui fora do hospital e aproveitar um momento como esse ajuda a distrair, a passar o tempo”, observou. “Hoje foi um dia inesquecível para mim”, comentou.

Técnico de enfermagem do HUL e músico voluntário no evento, Augusto Mendes também ressaltou a importância da iniciativa. “É maravilhoso participar de eventos como este e através da música observar a felicidade e o entusiasmo de pacientes que estão em leitos no hospital e hoje têm essa oportunidade”, ressaltou.

Programação

A programação da Semana da Terapia Ocupacional no HUL contou ainda com distribuição de material educativo para usuários e profissionais, ressaltando a importância das atividades da categoria no dia a dia do hospital; realização de bingo adaptado sobre risco e prevenção de quedas, com pacientes das enfermarias das clínicas Médica e Cirúrgica; além de apresentação de Literatura de Cordel feita pela acadêmica de Terapia Ocupacional da UFS Lagarto Marcela Santana de Jesus, que descreveu sobre o trabalho da categoria para os colaboradores presentes no refeitório do hospital.

“Unir a poesia, a literatura de cordel a algo que sempre gostei, que é a terapia ocupacional foi como unir o útil ao agradável”, destacou Marcela Santana. “No curso de Terapia Ocupacional trabalhamos muito esse aspecto da expressão, então surgiu a ideia de utilizar o Cordel como uma forma de chegar até as pessoas e falar sobre a Terapia Ocupacional”, explicou.

A Terapia Ocupacional, assim como a Fisioterapia, tem o 13 de outubro como data comemorativa. De acordo com registros históricos, foi nessa data, em 1969, que um decreto-lei regulamentou a atividade dos profissionais das duas categorias. A iniciativa no HUL oportunizou lembrar a importância de se conhecer com mais profundidade as profissões e de revalorizar o papel e protagonismo desses profissionais na produção de bem-estar e saúde no dia a dia da unidade hospitalar.

 

Publicidade
Publicidade